Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Top 5 – Melhores Animações de 2014

DESDE QUE COMEÇAMOS A SELECIONAR AS MELHORES ANIMAÇÕES DO ANO foram raros os filmes que realmente se destacaram acima da sua categoria. Esse ano são praticamente cinco produções que poderiam entrar em muitas outras listas do Cinema de Buteco, e alguns até deverão aparecer na aguardada lista de Melhores Filmes de 2014. Até lá, aprecie agora nossas cinco recomendações com as melhores animações da temporada!

5 – Uma Aventura Lego

surpresas - uma aventura lego

- Advertisement -

Sinceridade é a alma do negócio, né? Uma Aventura Lego é um exemplo de filme que dividiu opiniões. Para muitos é um clássico moderno, para outros uma chatice superestimada. No final das contas, o que vale é terminar o filme cantando “tudo é tão incrível”. Seria um pecado não incluir a animação aqui, afinal existem muitos entusiastas ao redor da internet e não se trata de uma obra ruim.

Tullio Dias

4 – Vidas ao Vento

melhores filmes de animação de 2014 - vidas ao vento

Mestre em transformar cenas prosaicas (como uma centena de telhados marrons cobertos por gigantescas nuvens de fumaça ou um chão de paralelepípedos iluminados pelos faróis dos carros em uma noite chuvosa) em imagens arrebatadoras, Miyazaki demonstra sua sensibilidade ao fazer com que acreditemos nas boas intenções de seu protagonista e no amor verdadeiro desenvolvido pelo casal principal, nos emocionando nos momentos em que a grande tragédia de suas vidas se aproxima – e o belo (e trágico) plano em que Satomi vomita sangue no mesmo local em que beijara Horikoshi em um momento chave é prova definitiva da coragem de um cineasta conhecido por utilizar a fantasia da animação para tratar de temas adultos e, muitas vezes, extremamente melancólicos.

João Marcos Flores

3 – Operação Big Hero

melhores animações de 2014 - operação big hero

Baseado em uma HQ da editora de Capitão América, Thor, Homem de Ferro & cia, o roteiro escrito a seis mãos por Jordan Roberts, Daniel Gerson e Robert L. Baird gira em torno de Hiro (voz original de Ryan Potter), um adolescente de catorze anos de idade que, fã de tecnologia, herda do irmão mais velho, morto em um incêndio, o robô inflável Baymax (Adsit), que, branco e rechonchudo, foi projetado para “cuidar do bem estar” de seu dono – e quando o vilão Yokai (Cromwell) rouba os nano-robôs inventados pelo protagonista para construir armas de destruição em massa, o boneco se junta ao garoto e ao grupo formado por Fred (Miller), Go go (Chung), Wasabi (Wayans) e Honey Lemon (Rodriguez) para impedi-lo com seus “superpoderes” improvisados.

João Marcos Flores

2 – Como Treinar o Seu Dragão 2

Soluço e Banguela Como Treinar Seu Dragão 2

O que mais chama a atenção em Como Treinar o Seu Dragão 2 é a sua sensibilidade. O roteiro trabalha os conflitos familiares com uma qualidade incrível. Impossível não se emocionar com a beleza dos momentos vividos entre pais e filhos, como na linda cena em que marido e esposa se reencontram, por exemplo.

Tullio Dias

1 – Frozen: Uma Aventura Congelante

FROZEN

Frozen foi lançado no Brasil no início do ano e teve grande público durante as férias de verão. Um filme muito bem produzido e que conta com a descontrução de alguns elementos clássicos dos contos de fadas, como por exemplo: você não pode casar com alguém que acabou de conhecer, e até mesmo uma princesa acorda descabelada e feia. A desconstrução dos contos de fada tem se tornado uma tendência cada vez mais presente e foi seguida pelo filme Malévola, lançado posteriormente. O filme marcou o ano de 2014, não apenas pelo selo de qualidade Disney / Pixar, mas também porque as princesas Ana e Elsa e o amor fraterno foram a escolha preferida dos buffets infantis em aniversários de meninas. As músicas estouraram nas paradas de sucesso com diversos vídeos caseiros de meninas devidamente caracterizadas como as personagens cantando e dublando as músicas do filme.

Leonardo Lopes Carnelos

Confira também:

Melhores Animações de 2013

Melhores Animações de 2012

Comentários