Top 5: Os Melhores Filmes da Franquia Rocky

Tullio Dias fez uma maratona da franquia Rocky e escolheu os cinco melhores filmes da série. Quais são os seus favoritos?

Começa a corrida do Oscar 2016 - Creed

APÓS UMA GLORIOSA (E PREMIADA) ESTREIA EM 1976, a franquia Rocky reapareceu nos cinemas em outras cinco oportunidades, sem contar o reboot Creed – Nascido Para Lutar, que entra em cartaz essa semana nas salas brasileiras. Para quem não viu nenhuma luta de Rocky anteriormente, preparei esse ranking falando dos cinco (de sete) melhores filmes da série até então.

Dê o play em “Eye of the Tiger” e vamos em frente!

5- Rocky V

“O quinto filme da série começa exatamente onde o longa-metragem anterior parou, com a vitória de Rocky vingando a morte de Apollo e sofrendo as consequências diretas pelos esforços e golpes recebidos ao longo de sua carreira. Obrigado a se aposentar, o ex-campeão ainda sofre com o baque de perder todo o seu dinheiro e ser obrigado a voltar para onde vivia antes da fama.”

Rocky V foi concebido como um encerramento com chave de ouro para a franquia estrelada por Sylvester Stallone. Além da narrativa buscar concluir o arco de história do personagem, os créditos finais fazem uma homenagem para as obras anteriores e todos aqueles que fizeram parte de alguma maneira da vida de Rocky Balboa. Caso tivesse acabado aqui, teria sido honesto.

Rocky V destaque


4- Rocky II – A Revanche

“Após ser humilhado por um ilustre desconhecido, o campeão Apollo Creed tenta convencer seu adversário a aceitar uma revanche. Porém, tudo que Rocky quer é curtir a sua vida de casado com Adrian e o filho que está para nascer. Ciente das consequências da luta anterior, o boxeador prefere se sustentar do jeito que dá e evitar um novo confronto que pudesse colocar a sua vida em risco justo agora que ele tem tanto para perder.

Rocky II – A Revanche é um belo trabalho de Sylvester Stallone para conseguir transformar um belo longa-metragem em uma franquia de sucesso sobre superação e motivação para aqueles que são tratados como inferiores diante a sociedade. Lições de amizade, amor e amadurecimento são aprendidas facilmente por aqueles dispostos a encontrar bem mais que apenas mais uma produção dramática sobre boxe.

Rocky II Destaque


3- Rocky Balboa

Após a morte de Adrian (Talia Shire), o ex-campeão passa a se sentir um tanto solitário e melancólico pelas ruas da cidade. Sem muito dinheiro (como visto em Rocky V), a opção é ser o dono de um restaurante e viver contando histórias das grandes lutas do passado para os frequeses. As coisas começam a mudar depois que Rocky é convidado para fazer uma luta de exibição com o atual campeão mundial dos pesos pesados.

Rocky Balboa se mostra bom o bastante para ignorarmos que a série já havia se encerrado de maneira satisfatória no quinto filme. Méritos de Stallone, que deixou de lado todas as invenções idiotas presentes do segundo ao quarto longa, para trabalhar numa trama adulta, madura e que trata com respeito o legado do boxeador mais conhecido da história do cinema, e também respeita os seus espectadores.

Rocky Balboa 2006 Sly


2- Creed – Nascido Para Lutar

Muitos anos depois da morte de Apollo Creed, seu filho “bastardo” inicia os treinamentos e vai buscar justamente a ajuda de Rocky Balboa para se preparar para se tornar um boxeador profissional e lutar por grandes títulos.

O que torna Creed – Nascido Para Lutar digno de aparecer em segundo lugar no meu TOP 5 é que finalmente temos lutas de verdade. OK. Em Rocky Balboa também tivemos as melhores sequências de porrada de todos os filmes até então, mas desta vez é muito mais intenso. Outro motivo é que Michael B. Jordan será um dos atores mais falados e desejados de Hollywood daqui a alguns anos. A cada filme que esse cara participa, fico mais fã ainda. E por último, poxa, eu adoro essa série. Creed é um reboot honesto que faz várias referências e segue o seu próprio caminho. Excelente pedida.

Creed Michael B Jordan


1- Rocky: Um Lutador

Vencedor de três Oscars, incluindo diretor e filme, Rocky conta a história de um boxeador amador que recebe uma oportunidade única de deixar o anonimato para desafiar o grande campeão dos pesos pesados Apollo Creed na disputa pelo cinturão da categoria. O roteiro escrito por Sylvester Stallone foi responsável por uma das 10 indicações que a produção recebeu ao Oscar na ocasião.

Rocky é provavelmente o melhor filme sobre boxeadores já produzidos em Hollywood (chupa, Scorsese!) e uma aula de cinema para todos aqueles que são apaixonados pela sétima arte ou pelo prazer de assistir a uma boa história. Com uma direção segura, um roteiro básico e atuações eficientes, Rocky se garante como uma combinação perfeita de obra de arte com entretenimento puro.

Rocky 1976 Sly

Redação do Buteco

Cinema por quem entende mais de mesa de bar.