5 séries de TV sobre possessão e exorcismo

Ao que tudo indica, 2016 é um excelente ano para os amantes do terror. Começamos com o anúncio de diversos livros aterrorizantes pela DarksideBooks, em seguida tivemos o lançamento de um dos filmes mais aguardados do terror: Invocação do Mal 2 (os protagonistas Ed e Lorraine Warren ganharão uma biografia especial!) e agora o anúncio de 5 séries para TV sobre exorcismos! Confira:

Lúcifer:

lucifer-poster-foxPara quem não sabe, Lúcifer Morningstar é um personagem coadjuvante dos quadrinhos de Sandman, criado pelo incrível Neil Gaiman, em 1989 e só nos anos 2000 ganhou sua revista própria. A HQ da Vertigo, selo adulto da DC Comics, teve 75 edições publicadas até 2006.

Mesmo sendo um personagem um tanto estranho para ser aposta de adaptação de quadrinhos da Fox, a série lançada em 2015 com 12 episódios tinha uma média de 4.8 milhões de espectadores por episódio e gerou bastante repercussão nas redes sociais americanas, dividindo o mesmo espaço com séries consagradas como Arrow, Greys Anatomy e Scandal e acaba de receber sinal verde para a segunda temporada, que deve ser lançado em janeiro de 2017.

Com uma forte pegada de humor negro, a série conta a história de Lúcifer Morningstar, um anjo caído que se cansou de reinar no inferno e decide abrir uma boate em Los Angeles chamada Lux. e conta com seu braço direito Mazikeen, líder dos Lilim, uma raça de demônios descendente de Lilith. A trama começa quando uma moça que Lúcifer ajudou morre em seus braços.

Com o acontecimento, Lúcifer decide ir atrás e descobrir quem a matou e faze-lo sofrer. É nesse momento que ele acaba se tornando uma espécie de parceiro da detetive designada para o caso, Chloe Decker.

Confira o trailer da primeira temporada:

https://www.youtube.com/watch?v=X4bF_quwNtw

Damien (A Profecia):

damien-tv-show-posterA série de TV Damien continua os eventos do clássico do terror A Profecia (The Omen), de 1976.  A série conta a história de Damien 30 anos depois do filme. O jovem continua assombrado pelo passado, e agora, adulto, precisa aceitar o destino de que será o Anticristo após uma série de eventos macabros. O problema é que a série acabou desvirtuando a jornada sombria do personagem, e, 10 episódios depois, a série acabou sendo cancelada.

Mas não fique triste. Depois da tentativa da série, a Fox continua disposta a trazer mais um filme da franquia para o cinema. De acordo com o The Hollywood Reporter, The First Omen (“A Primeira Profecia”) é uma pré-continuação escrita pelo estreante Ben Jacoby, que pode ser dirigida por Antonio Campos, recentemente destaque do Festival de Sundance com seu Christine.

Mesmo sendo cancelada, a série vale a pena para quem é fã de terror e curte a franquia ‘The Omen’.

Confira o trailer da série:

Outcast:

outcast-posterjpg-5aeedfInspirado nos quadrinhos de Kirkman e ilustrado por Paul Azaceta, a série de terror conta a história conta a história de um jovem que mora em Rome, West Virginia, nos Estados Unidos e desde criança é atormentado por demônios. Enquanto tenta tocar a vida, fica sabendo da possessão de Joshua. Intrigado, une-se ao reverendo Anderson para ajudar a criança – porém, parece que a ligação dele com o menino possuído vai além de uma simples coincidência.

As cenas de possessões são realmente intensas e conta com o uso de água benta, da cruz e da bíblia para expulsar os demônios, assim como o clássico O Exorcista (1973). Outcast é um dos principais lançamentos do ano no canal. Similar a TWD, a nova história deve usar o cenário caótico como pretexto para desenvolver dramas familiares e pessoais. Kirkman promete abusar da mesma técnica, focando na luta interna de cada personagem – apesar de, desta vez, abordar com mais vigor o clima de terror e tensão.

Confira o trailer da série:

Preacher:

coe44tfukaafmkpA série acompanha Jesse Custer, um pastor sem muita convicção de seu trabalho que se muda para Annville, Texas para tomar conta da paróquia que seu pai era responsável. Repleto de pessoas estranhas, ambiente caipira e muito calor, Jesse ainda precisa lidar com possessões e entidades que tomam conta de seu corpo.

É com esse poder que Jesse ganha poderes de liderar as plateias e quando enfurecido, é capaz de uma força física impressionante para um sujeito de estatura mediana.

Na trama, ainda somos apresentados a Cassidy, um vampiro irlandês e a Tulipa, ex-namorada de Jesse. Com um ambiente triste e sombrio, os personagens vão em uma busca espiritual angustiante repleta de cenas pesadas e bastante violentas!

Confira agora o trailer da 1ª temporada:

O Exorcista:

a6d659fdb74ff32424b77ca38221a9d7

Além de Outcast, a Fox também está investindo pesado em outra trama de terror. Finalmente O Exorcista ganhará sua adaptação para TV. E pelo trailer, parece estar incrível! No thriller psicológico, dois padres bem diferentes se unem para cuidar de um caso de possessão demoníaca. Tomas Ortega, o altruísta líder de uma pequena paróquia e o padre experiente, Marcus Lang. Eles logo são sugados pelo drama da família Rance, membros da paróquia de Tomas. Na superfície, eles são uma família normal, mas nem tudo é como parece nesta casa.

O patriarca, Henry Rance está enlouquecendo aos poucos. A filha mais velha, Katherine tornou-se uma reclusa que se recusa a sair de seu quarto. Sua irmã mais nova, Casey, acha que ela está ouvindo barulhos estranhos vindos de dentro das paredes. E sua mãe Angela tem sido atormentada por pesadelos recorrentes, cada um mais assustador do que o anterior.

Separadamente, cada um enfrenta uma tarefa intransponível, mas juntos eles se tornam a única esperança contra uma força maligna que tem mobilizado durante séculos. O piloto de O Exorcista tem roteiro de Jeremy Slater, que também servirá de produtor-executivo ao lado do diretor do piloto Rupert Wyatt (Planeta dos Macacos: A Origem), James Robinson, David Robinson e Barbara Wall. A 20th Century Fox Television em parceria com a Morgan Creek Productions cuidam da produção, que estreia na temporada 2016-2017 do canal.

Confira o trailer da primeira temporada:

Ainda no clima de terror e exorcismo, aproveitamos para destacar um dos maiores lançamentos literários do gênero, o livro Exorcismo, de Thomas B. Allen:

01Lançado em uma edição capa dura com direito a tabuleiro ouija e diário de exorcismo real, o autor Thomas B. Allen aborda de maneira super imparcial e um tanto jornalística os registros e a visão dos estudiosos, desmistificando até alguns casos que foram dados como possessão, quando na verdade se tratava de uma doença como epilepsia, por exemplo. A maneira que o autor aborda toda a questão de possessão nos transmite confiança e nos faz acreditar cada vez mais nisso tudo.

A história do livro acontece em 1949, passeando entre o imaginário e o real sem perder o ritmo da narrativa e conta a história de um jovem com o pseudônimo de “Robben”. O protagonista passa a ser o centro de uma série de atividades paranormais após receber um tabuleiro Ouija de presente de sua tia Harriet, que é envolvida com espiritismo. Uma semana depois, tia Harriet morre em Saint Louis e uma série de incidentes começam na casa da família. Após buscarem ajuda com um médico, psicólogo, vidente e pastor, a família percebe que precisam de uma ajuda divina e recorrem aos padres católicos para realizarem sessões de exorcismo.

03

Quer saber mais? Leia nossa resenha completa clicando aqui.

E você, qual série ficou mais ansioso pra assistir?

Felipe Borba

Nasceu no Pará, cresceu no Maranhão e vive em Minas Gerais. Além de se considerar um explorador da natureza; Felipe é publicitário com especialização em Marketing Estratégico, é viciado em novas tecnologias, queria ser adotado pelo Neil Gaiman e tem mais livros do que dá conta de ler.