Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Os Melhores Clipes do System of a Down

Os Melhores Clipes do System of a Down é um oferecimento BHM Turismo:

BHMTURISMO Excursão BH pro Rock in Rio

Melhores Clipes do System of a Down

- Advertisement -

ESSA SEMANA RECEBEMOS O JOHN PEREIRA, editor do site musical Audiograma, para falar sobre a videografia do System of a Down. Os clipes da banda variam entre verdadeiras viagens psicodélicas que costumam ser baseadas até mesmo em sonhos dos integrantes e outras produções mais agressivas e recheadas de mensagens políticas, como é o caso de “Boom!”, com direção do cineasta Michael Moore.

O System of a Down é uma das atrações do Rock in Rio 2015 e se apresenta na quinta-feira, dia 24 de setembro, ao lado de Queens of the Stone Age e Deftones. Não deixe de conferir o Audiograma para acompanhar a nossa cobertura especial.

Lonely Day

Lançado em março de 2006, “Lonely Day” é o clipe mais recente do System Of A Down. Enquanto as pessoas levam as suas vidas como se nada estivesse acontecendo, várias coisas e lugares espalhados por Los Angeles pegam fogo… e ninguém se importa. Cada um segue seu rumo, mergulhado em seu mundo… incluindo a própria banda que está em seu ônibus de turnê e não trocam sequer um olhar durante todo o clipe.

Question!

Reza a lenda que o clipe é fruto de um devaneio do baixista Shavo Odadjian. O músico, que dirige o vídeo ao lado de Howard Greenhalgh, foi inspirado por um pesadelo que teve em uma bela noite e que retrata o tema de reencarnação e ciclo da vida. O vídeo foi gravado no Los Angeles Theater e tem todo um clima dark/sombrio que se encaixa com a canção, sendo lançado em agosto de 2005.

B.Y.O.B.

Com direção de Jake Nava e lançado em abril de 2005, B.Y.O.B. mescla imagens captadas durante uma externa na Ponte Fourth Street, com direito a soldados marchando, e uma festa em uma casa de shows. Na época, o vídeo era mais uma forma da banda se posicionar contra a pratica de guerra defendida pelos Estados Unidos e chegou a levantar a analogia de que, para o governo americano, uma guerra era como dar uma festa.

Boom!

“Boom!” tem o título de clipe mais célebre do SOAD. Lançado em março de 2003, o vídeo teve suas imagens captadas durante a ‘Manifestação anti-guerra’, movimento que aconteceu em fevereiro daquele ano e reuniu mais de quatro milhões de manifestantes em todo planeta. Dirigido por Michael Moore e buscando protestar contra a guerra no Iraque, o vídeo conta inclusive com imagens registradas no Brasil, onde mais de 30 mil pessoas foram as ruas para manifestar.

Aerials

Unindo elementos circenses a computação gráfica, “Aerials” gira em torno de uma criança criada pelo diretor David Slade. No vídeo, a criança possui o rosto deformado e mora no circo, fazendo uma analogia ao que era considerado por muitos como regra para se ganhar a vida no circo: Apresentar defeitos congênitos. O vídeo foi lançado em junho de 2002.

Toxicity

Com dois cenários, o vídeo se divide entre trechos com a banda tocando sozinha em um estúdio branco, que ganha jogo de luzes e reproduções de imagens em determinados momentos. Além disso, outro cenário é usado e, nesse, temos a presença de fãs em um pocket-show realizado pela banda com vencedores de uma promoção realizada pela internet. Dirigido pelo baixista Shavo, o vídeo foi lançado em janeiro de 2002.

Chop Suey!

Esse é outro dos clipes clássicos da banda. Dirigido por Marcos Siega e Shavo Odadjian, o vídeo é o registro de uma gravação para cerca de mil pessoas que compareceram ao estacionamento de um motel em Los Angeles para a gravação. De inúmeros clipes com público que foram lançados até hoje, esse certamente é um dos mais legais.

Sugar

“Sugar” ganhou um vídeo onde a bandeira americana recebe projeções de imagens vinculadas a violência gratuita, Holocausto, exércitos, teste nuclear e, ainda, imagens do filme alemão Metropolis. A abertura fica por conta de um discurso do filme Network, de 76. Dirigido por Nathan Cox, o vídeo foi lançado em março de 2000 e, na época, teve pouca veiculação nas TVs, ficando restrito a exibições após as 22 horas, quando era exibido.

War?

O primeiro vídeo do SOAD. Lançado em dezembro de 99, o vídeo teve a direção conjunta de todos os integrantes da banda, Nathan Cox e Joe Hahn (sim, o DJ do Linkin Park). Com imagens da guerra do Vietnã, o vídeo emula um registro de qualidade caseira e foi gravado durante uma apresentação da banda no Whisky A Go Go, clube de Los Angeles, em 1997.

Spiders

Para fechar a lista, o bem produzido clipe de “Spiders”. Lançado em junho de 1999 e com a direção de Charlie Deaux, o vídeo é o resultado de uma viagem de Charlie por um mundo paralelo e sombrio, com suas imagens mergulhadas por muito tempo em um tom de azul, tentando representar um mundo frio. A bela atriz que aparece no vídeo atende pelo nome de Joline Towers.


Leia também:

Melhores clipes do Deftones
Melhores clipes do KoRn

Melhores cenas finais com música
Clipes inspirados em filmes

BHMTURISMO: Excursão para o Rock in Rio
Pacotes executivos para o Rock in Rio 2015

Comentários