Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Os Vencedores do SAG e do PGA – Buteco no Ar #13

No último fim de semana, tivemos dois eventos cruciais para a temporada de premiações: o PGA e o SAG. O primeiro é o prêmio do Sindicato dos Produtores, principal precursor da categoria de Melhor Filme no Oscar. O último é o prêmio do Sindicato dos Atores, referência nas categorias de atuação da Academia americana. Como fica a corrida para a estatueta agora?

Atuação

Acho que já podemos dizer que os quatro nomes esperados para as categorias de atuação do Oscar são: Renée Zellweger, Joaquin Phoenix, Laura Dern e Brad Pitt. Eles venceram tudo até agora, incluindo o principal precursor: o SAG. Ainda temos o BAFTA pela frente, mas não vejo a academia britânica premiando diferente disso. E, se premiar, provavelmente serão atores ou atores em filmes britânicos, como Taron Egerton, Jonathan Pryce, Taron Egerton e Florence Pugh. Ainda assim, é difícil.

- Advertisement -

Em 2020, a corrida para os prêmios de atuação tem sido uma das mais previsíveis dos últimos tempos. Meio sem graça, né?

Melhor Filme

Como fica a estatueta de melhor filme com a vitória de 1917 no PGA? Bom, trata-se do principal precursor do Oscar; de 2000 pra cá, eles erraram seis vezes. Em 2014, premiaram Gravidade e 12 Anos de Escravidão, então, dou meio ponto pro sindicato. Ou seja, as chances do longa de Sam Mendes ganhar são grandes.

O BAFTA, além de ter errado 11 vezes nos últimos 20 anos, deve priorizar produções britânicas; ainda mais num ano forte como este agora. Por isso, acho mais fácil premiarem 1917 como melhor filme e Dois Papas ou Rocketman como filme britânico, do que dar a 1917 os dois prêmios ou o de filme britânico. Neste último caso, melhor filme iria para Parasita ou Era uma vez em…Hollywood, a meu ver.

O fato de Parasita ter ganho o SAG de melhor elenco pode ter sido um sinal de apoio da comunidade de atores ao drama sul-coreano. Será que eles farão o mesmo no Oscar? Ou só foi um reconhecimento aos atores da película? Com base nas escolhas do sindicato recentemente – Estrelas Além do Tempo, Pantera Negra, Histórias Cruzadas -, a segunda opção é mais possível.

Em suma, só saberemos o vencedor do Oscar de melhor filme no dia 09 de fevereiro.

Melhor Filme de Animação

Assim como na situação acima, o PGA também é excelente para prever o vencedor do Oscar de melhor animação. Só errou quatro vezes nos últimos 15 anos. Em 2020, Toy Story 4 levou a melhor, repetindo o êxito do Critics’ Choice Awards. Link Perdido, também indicado pelo sindicato, ganhou o Globo de Ouro.

E aí, como fica? Creio que o ideal seja aguardar o resultado do BAFTA e, especialmente, do Annie. Mas tudo indica que o favorito é Toy Story 4.

 

Assista aos comentários da Dani Pacheco na transmissão do Buteco no Ar #13. Ouça o episódio no reprodutor localizado no início do post ou no Spotify.

Resultados do PGA e do SAG 2020:

PGA de Melhor Filme

1917

PGA de Melhor Filme de Animação

Toy Story 4

 

SAG de Melhor Elenco

Parasita

SAG de Melhor Atriz

Renée Zellweger, Judy

SAG de Melhor Ator

Joaquin Phoenix, Coringa

SAG de Melhor Atriz Coadjuvante

Laura Dern, História de um Casamento

SAG de Melhor Ator Coadjuvante

Brad Pitt, Era uma vez em…Hollywood