Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Review: Game of Thrones s01e05 – “The Wolf and the Lion”

Game of Thrones s01e05, “The Wolf and the Lion”, realiza o maior desejo do público naquela altura da série: um confronto entre Nedd Stark e Jaiminho Lannister. Furioso com a notícia de que Catelyn Stark sequestrou o seu irmão, o loiro ataca covardemente os soldados de Nedd, que é obrigado a lutar. Ele teria conseguido a vitória, se não fosse a intervenção de um soldado que desfere um golpe covarde pelas suas costas.

Também tivemos nesse episódio um confronto entre os irmãos Clegane. Após Montanha ser derrotado por Sir Loras e ficar pistola da vida, o Cão entra em ação para impedir uma morte desnecessária. Os dois irmãos duelam ferozmente e são interrompidos apenas com a ordem do rei. Quer dizer, Montanha não me pareceu respeitar muito o que Robert pediu, mas…

Outro confronto curioso envolve Varys e Mindinho, que trocam farpas pouco antes de se reunirem com o restante dos conselheiros do Rei. Gosto especialmente desse confronto verbal, pois são dois personagens extremamente manipuladores e misteriosos. Até hoje não dá para saber exatamente se podemos ou não confiar em suas intenções, especialmente pensando no Mindinho.

- Advertisement -

Varys, no entanto, dá pistas que está do lado do bem. Primeiro ele convoca uma reunião secreta com Nedd e oferece informações importantes, como o fato do Rei correr perigo. Depois aparece andando com aquele estrangeiro amigo de Viserys e Daenerys. Ou seja, desde a primeira temporada, o eunuco careca já deixava suas intenções “claras”.

Tyrion e Catelyn Stark passam por uma situação perigosa depois de serem atacados no meio do caminho até o Vale. Lá conhecemos Lysa, a irmã doidona de Catelyn, que deixa o filho crescido mamar no peito dela. A visão perturbadora deixa Tyrion e Cat igualmente chocados.

Para encerrar, o episódio mostra um momento raro de intimidade entre Cersei e Robert. Ela pergunta sobre Lyanna, a eterna paixão do Rei, e acaba mostrando o quanto o fantasma da irmã de Nedd a incomoda. Talvez seja por isso que ela odeia tanto a família Stark, já que sofreu uma derrota no amor. Game of Thrones mostra que é bem mais que violência quando decide destacar momentos íntimos, como esse. Poucas vezes na TV tivemos uma conversa tão honesta sobre casamento e o ódio que pode manter duas pessoas unidas por tantos anos.

Comentários