Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Review: Fargo s02e06 – “Rhinoceros”

Rhinoceros Fargo s02e06

Que série fantástica e que episódio sensacional. Após cinco episódios de muita qualidade, mas com poucos momentos inspirados como na temporada anterior, “Rhinoceros” é o melhor capítulo do segundo ano de Fargo, série inspirada no filme dos irmãos Coen.

Com todas as peças devidamente posicionadas ao longo do desenvolvimento da história, finalmente tivemos o primeiro choque de emoções. Os Gerhardts decidem se vingar de Ed e vão fazer uma visitinha até a sua casa, mas descobrem que ele está na prisão. Simultaneamente, Milligan organiza seu plano de vingança. Lou se encontra no meio da crise e precisa evitar a morte do açougueiro mais azarado da história da televisão.

- Advertisement -

O que mais me chama a atenção é o quanto Hanzee é o personagem mais interessante da temporada. Ao lado de Milligan e dos irmãos gêmeos carecas, o índio de poucas palavras é o coração da história. É a velha história da glamourização (ou sedução) que o cinema faz com os vilões. Sabemos que, sob uma perspectiva, Hanzee representa o lado obscuro da Força e está agindo fora da lei. No entanto, considerando que ele é apenas um “soldado” numa “guerra”, até que ponto podemos afirmar que se trata 100% de um vilão? O que o roteiro de Fargo fez foi transformar reles capangas em atrações muito mais legais do que os “chefes”.

O momento da invasão da prisão (que poderia ser uma bela homenagem ao clássico Assalto à 13DP, de John Carpenter) nos deixa tensos imaginando o que poderá acontecer, mas graças ao trabalho de um advogado tudo acaba bem. Aliás, os diálogos do ep 6 dão um verdadeiro show. Antes do belo discurso do advogado, assistimos a uma narração em off arrepiante de Milligan nos minutos iniciais.

A montagem de “Rhinoceros” até poderia ter sido mais inteligente para deixar o telespectador ainda mais apreensivo. Nos momentos em que os “comboios” de Milligan e dos Gerhardts estão a caminho de seus respectivos destinos, poderia ter existido um suspense maior para que nós fossemos levados a acreditar que um conflito enorme aconteceria. Acaba que não acontece e nem por isso diminuiu a qualidade do episódio.

Ansioso para descobrir a reação dos Gerhardts na semana que vem.

Comentários