Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Review: Gilmore Girls – Um Ano Para Recordar s01e03 – “Summer”

Um Ano Para Recordar segue firme e forte. Até aqui, nenhum escorregão constatado. Aliás, muito pelo contrário: a qualidade aumenta a cada nova estação.

Este episódio começa com as protagonistas sentadas em cadeiras e tomando sol na piscina pública de Stars Hollow. Lorelai lê um livro intitulado Wild – isto parece meramente irrelevante, mas tal livro irá ter um significado bem importante na sequência da série -. Logo após este comecinho na beira da piscina, que é recheado por deliciosas piadinhas entre mãe e filha, segue-se o capítulo com o retorno de uma personagem carismática e bem querida: April, filha de Luke, que está com 22 anos (agora, ao que parece, ela fuma maconha. Além dessa novidade, April continua como antes: inteligentíssima). Sua participação é curta, e não representa nada de grande destaque (exceto pela já mencionada maconha).

Outro personagem que retorna, mas que também aparece rapidamente, é Jess Mariano (observação desnecessária: Milo está ainda mais bonito). Ele continua meio rebelde. O mesmo velho chato e amado Jess, mas agora mais comprometido com o cotidiano. Embora participe de maneira um tanto simples, é ele quem está inserido numa cena crucial e que certamente torna-se uma das mais emocionantes, na qual, ao conversar brevemente com Rory e ser informado que ela está desempregada, sugere que a protagonista escreva um livro contando a história entre ela e sua mãe. Claro que neste momento o espectador se arrepia ou cai no choro. E boa notícia: Rory leva a ideia a sério. Má notícia, entretanto: Lorelai recusa-se a aceitar a ideia. Resultado: mãe e filha discutem (em um cemitério, diga-se de passagem).

- Advertisement -

Esta capítulo tem uma das cenas mais hilárias de todos os episódios de todas as temporadas: o ensaio de um teatro musical que está sendo organizado por Taylor. Dois atores muito bons dão conta deste trecho. O trágico é que, embora o musical esteja ridículo, apenas Lorelai desaprova, mas o restante da cidade está amando (sabe-se lá como). Mas o fato de ninguém perceber o quanto a peça está brega, deixa essa parte do episódio mais engraçada ainda! Sensacional. Da pra voltar várias vezes nesta cena.

Um dos fatos mais cruciais deste capítulo é que Michel pede para sair do Dragon Fly Inn (eu sei. Alguns espectadores devem gostar disso). Outro fato curioso e de destaque, é que Rory começa a trabalhar no jornal de Stars Hollow. Ela se prontifica ao cargo porque o jornal estava prestes a fechar. E por fim, temos a última cena desta penúltima da série, na qual Lorelai, inspirada por seu livro, decide que irá passar um tempo longe… Ela quer ir para uma floresta e quer fazer trilha. É, há algo de errado com a personagem. E isso tudo provém de certo incômodo com seu relacionamento. Não ter tido um filho e nem se casado oficialmente com Luke (apenas moram juntos, a perturba). Resta aguardar e ver no que desencadeará está atitude.

Comentários