Review: The Leftovers s03e01 – “The Book of Kevin”

review the leftovers s03e01 - the book of kevin

Quando o Cinema de Buteco abriu as suas portas para o universo das séries de TV, Game of Thrones e The Walking Dead disputavam a minha atenção com The Leftovers. Cara. Eu queria muito falar sobre essa porra de série maluca aqui e depois de um ano de intervalo, finalmente surgiu a oportunidade.

The Leftovers, se você não tem a menor ideia do que se trata (o que é uma possibilidade enorme, já que a série da HBO está longe de ser popular), conta a história de um grupo de pessoas lidando com o misterioso desaparecimento de parte da população mundial. Essa terceira temporada se passa três anos depois do segundo ano, e mostra Kevin (Justin Theroux) e sua família vivendo em Miracle, único lugar do planeta que não registrou nenhum sumiço.

(Mesmo sendo marketeiro preciso admitir que não vendi bem a ideia da série no parágrafo acima. Portanto, vamos apelar e jogar pesado com o lado emocional. Lembra de Lost? Pois é. O produtor Damon Lindelof é uma das mentes por trás do projeto e isso deve ser o bastante para garantir sua curiosidade, no mínimo. Ou não)

“The Book of Kevin” começa aloprando a nossa cabeça, assim como a season premiere passada. Desta vez não precisamos ir tão longe na história da humanidade e acompanhamos uma família da idade média sofrendo por sua fé. A confiança num falso profeta transforma a vida dessa família num inferno. Engraçado como as introduções de The Leftovers contam histórias incríveis em poucos minutos e sem a necessidade de diálogos.

O longo hiato me deixou perdido em muitos momentos. Tentei lembrar de tudo que vi no segundo ano e onde “deixei” aqueles personagens, mas a memória boa nunca foi o meu forte – que o diga as namoradas que já tive e ficaram putas por eu esquecer do dia de seus respectivos aniversários. The Leftovers não é uma série didática ou que pega na mão do seu público. Ou seja, o roteiro presume que você lembra de tudo e te enfia conteúdo, reflexões e teorias.

Kevin deixou de ser um estranho em Miracle. Assumindo o papel de chefe da polícia na cidade, ele precisa se esforçar para conter os ânimos das pessoas que acreditam que faltam menos de duas semanas para o fim do mundo. O episódio apresenta revelações e surpresas empolgantes, como o retorno de Dean (que vem acompanhado de uma das teorias mais “normais” vistas até então) ou descobrir que Kevin virou tema do livro do cunhado padre.

Como não podia deixar de ser, a série também capricha nos mistérios e suspense. O salto temporal manteve guardados inúmeros acontecimentos, principalmente se tratando do paradeiro da bebê ou da explicação para Kev tentar sufocar sozinho em casa. Isso sem falar do novo salto temporal que encerra o episódio e mostra Norah mais velha atendendo pelo nome de “Sarah”.

The Leftovers é uma obra especial. Para todos aqueles que conseguem se deliciar com conteúdo despreocupado com a “necessidade” de dar respostas e mais interessado em causar reflexões, essa é uma série imperdível.

Que venha a próxima semana!

review the leftovers s03e01 - the book of kevin

Tullio Dias

Dizem que sou legal, mas eles estão mentindo só para me agradar. Gosto de Molejo, acho Era Uma Vez no Oeste uma obra-prima, prefiro baixo de quatro cordas do que os de cinco, tenho um MBA de MKT Digital e um curso de Publicidade, não tenho filhos, não tenho um coração, mas me derreto por caipirinhas.