Explicando o sucesso de Jumanji

O que justifica o sucesso monstruoso do filme?

Até o momento, são quase 3 milhões de espectadores no Brasil, mais de $ 316 milhões arrecadados nos EUA e um total que ultrapassa $ 768 milhões globalmente. Nem a Sony/Columbia devia ter esperado um sucesso desse tamanho para Jumanji: Bem-Vindo à Selva!

LEIA A NOSSA CRÍTICA DE JUMANJI

- Advertisement -

Então, o que explicaria esse resultado? Pensamos aqui e encontramos algumas respostas pra tal questionamento. Vamos analisar uma por uma.

1- Tema: sejamos sinceros. O enredo é muito divertido! Ele une muito humor, personagens carismáticos e uma história que basicamente envolve pessoas que ficam presas dentro de um jogo de videogame e precisam “zerá-lo” para voltar ao mundo real. Chama a atenção tanto de crianças e adolescentes quanto jovens adultos;

2- Elenco: Dwayne Johnson e Jack Black são rostos extremamente populares no mundo todo. Kevin Hart é menos famoso, mas seu talento pra comédia agrada qualquer um. Karen Gillan é nossa Nebula de Guardiões da Galáxia, então sabe muito bem ser kick-ass na telona. Com tanto carisma, é difícil não atrair e contagiar o espectador;

3- Legado do original: o primeiro Jumanji estreou nos cinemas há mais de 20 anos, mas tornou-se um dos filmes mais adorados pelas crianças que cresceram na década de 1990 e anos 2000. O legado dele é extremamente forte, especialmente em função da presença de Robin Williams. É difícil esquecer dele e não é à toa que o novo longa faz uma belíssima homenagem ao ator e seu inesquecível Alan Parrish;

4- Recepção: todos nós sabemos que uma recepção negativa da imprensa influencia, sim, o boca-a-boca de um filme e isso pode gerar fracassos de bilheteria. Não é garantido, mas já aconteceu bastante, sobretudo em casos de remakes, reboots e continuações de longa data. No caso de Jumanji, as críticas foram decentes. Nada excelente, mas nada horrendo. Ou seja, as pessoas geralmente pensam “Ah, não deve ser ruim assim, vou lá conferir!”.

5- Data de lançamento: a confiança dos estúdios era tão grande, que apostaram em um lançamento próximo ao Natal, logo após Star Wars. Realmente é uma época na qual o público gosta de ir ao cinema, ainda mais com algo do nível de Star Wars em cartaz. Felizmente, a competição com a saga de George Lucas não atrapalhou e, sim, ajudou Jumanji. Afinal, era uma excelente aventura pra quem gostava do gênero e já havia visto o Episódio VIII.

E aí, concorda? Algo mais explicaria o sucesso mundial de Jumanji? Lembrando que a produção ainda segue forte nas bilheterias e deve ultrapassar em breve a marca de $ 800 milhões.

 

 

Comentários