Cinema por quem entende mais de mesa de bar

AFI anuncia os melhores filmes de 2017

Lista anual é importante percursora do Oscar. Confira!

O American Film Institute revelou esta semana a sua lista anual de melhores filmes do ano. Logicamente, eles nem sempre acertam todos os indicados à principal categoria do Oscar – é comum termos alguns favoritos esnobados e surpresas reconhecidas -, mas pra quem quer uma palinha do que esperar em janeiro…

Em 2017, temos duas, digamos, surpresas: Doentes de Amor e Mulher Maravilha. Surpresas porque dificilmente serão indicados a melhor filme, apesar do sucesso de bilheteria e crítica. Nos últimos anos, algo similar aconteceu com Sully, Zootopia, Star Wars, A História do N.W.A, Divertida Mente e Foxcatcher.

- Advertisement -

Ao mesmo tempo, vimos produções como O Artista Desastre, O Destino de Uma Nação e Trama Fantasma ficarem de fora da lista. Pode ser que realmente não sejam contempladas pela Academia, mas como devem ter indicações em categorias principais (melhor ator e roteiro, por exemplo), as chances de pelo menos uma ser reconhecida são grandes.

E os outros? Bom, neste momento acho seguro afirmar que Me Chame Pelo seu Nome, Dunkirk, O Projeto Flórida, Lady Bird, The Post, A Forma da Água e Três Anúncios para um Crime estão lacrados. Corra! merece a indicação e tudo indica – reconhecimento no Gotham, Critics’ Choice, Spirits, NBR, LAFCA – que esta vai acontecer, apesar de não dar 100% de certeza agora. O Oscar surpreende negativamente às vezes.

Veja a lista completa a seguir:

 

AFI TOP 10 – 2017

Doentes de Amor

Me Chame pelo seu Nome

Dunkirk 

O Projeto Flórida

Corra!

Lady Bird

The Post

A Forma da Água

Três Anúncios para um Crime

Mulher Maravilha

 

Comentários