alien: covenant

Alien: Covenant – Fracasso ou decepção?

Continuação de Prometheus deve somar menos de $ 250 milhões nas bilheterias mundiais

 

Após quase um mês em cartaz no mundo todo – exceto China e Japão -, Alien: Covenant tem mostrado um desempenho extremamente abaixo do esperado nas bilheterias. Porém, a pergunta que fica é: seria o filme um fracasso ou uma decepção?

Talvez fracasso seja uma palavra forte demais, pois não temos aqui Convergente (2016) – orçamento de $ 110 milhões, arrecadação de $ 179 milhões -, por exemplo. A continuação de Prometheus (2012) custou $ 97 milhões e soma, até o momento, $ 181 milhões. Após as estreias na Ásia, a produção de Ridley Scott deve finalizar sua breve passagem pelos cinemas em torno dos $ 250 milhões. Não é horrível.

Por isso, a melhor palavra que representa Alien é, ao meu ver, decepção. Por quê? Bom, a 20th Century Fox não fez o filme para ter essa quantia de dinheiro de retorno. Prometheus arrecadou pouco mais de $ 400 milhões, ou seja, esperava-se que sua continuação chegasse pelo menos perto disso e não $ 150 milhões a menos. E olha que estou considerando apenas o orçamento do longa, pois não se sabe quanto que o estúdio gastou com a parte de comunicação e marketing (investimentos provavelmente altos).

Culpamos o resultado a quê?

Alguns apontam a data de lançamento. Bom, o filme anterior foi lançado na mesma época de outros blockbusters e teve uma performance decente no box office. As duas datas que ocupou anteriormente também possuem competição: 4 de agosto tem A Torre Negra e 6 de outubro tem Blade Runner 2049. Próximo.

Michael Fassbender. O ator realmente coleciona uma série de fracassos nas bilheterias, em especial Assassin’s Creed, Steve Jobs, Macbeth e A Luz Entre Oceanos. OK que ele não é uma grande estrela e não é capaz de vender ingressos só com o seu nome, algo que Tom Cruise ainda faz (não como antes, é claro). Porém, Alien é mil vezes maior que ele; toda a divulgação de Covenant foi em torno do monstro assustador. O pobre coitado não tem nada a ver com isso. Próximo.

Tempo entre os filmes. Cinco anos é uma lacuna considerável, não podemos negar. Algo similar completamente matou Alice Através do Espelho (2016), que amargou $ 299 milhões após um orçamento de $ 170 milhões; seis anos antes, o primeiro da série alcançou $ 1 bilhão nas bilheterias. As pessoas esquecem Hollywood, não demore para fazer continuações. O espectador arruma outras franquias para amar!

Fatiga. Esse é provavelmente outro motivo da decepção. Scott quer fazer várias continuações de Prometheus antes de chegar ao primeiro Alien, de 1979. Será que é uma boa ideia? A franquia é popular o suficiente para ter bilheterias fortes durante tanto tempo? O resultado de Prometheus foi razoável, mas a resposta a Covenant foi muito pelo contrário. Não seria o público dizendo: “Ridley Scott, amamos o seu trabalho, amamos Alien, mas não queremos várias prequelas. Uma é o suficiente”.

E aí, o que você acha? Teremos uma continuação para Alien: Covenant ou não?