Oscar 2017: as bilheterias dos indicados a melhor filme

Ser indicado ao Oscar de melhor filme é algo grandioso. Ganhar então, melhor ainda. Mas será que essas produções reconhecidas na principal categoria da premiação são também amadas pelos espectadores?

Em 2016, tivemos grandes produções indicadas – La La Land, Até o último Homem, A Chegada -, mas também tivemos longas independentes com vagas preenchidas. Alguns estrearam no mundo todo, enquanto outros apenas ficaram pelos EUA ou foram lançados em poucos países até agora. Ou seja, não podemos comparar as bilheterias de A Chegada com Fences, por exemplo.

Atualmente, o musical La La Land está na frente, especialmente devido à hype em torno do filme, seu elenco popular e os diversos prêmios vencidos nos últimos meses. A Chegada, filme com maior orçamento entre os indicados, vem em seguida.

LEIA TAMBÉM: Os premiados do PGA

Em penúltimo lugar está o faroeste A Qualquer Custo, que chegou aos cinemas americanos em agosto, bem antes dos demais concorrentes. Ele é uma surpresa entre os demais, já que não é o famoso Oscar bait movie. Assim como Ex Machina em 2015, ele recebeu críticas excelentes, teve um buzz positivo e surpreendeu nas bilheterias. Por isso, sobreviveu até a temporada de premiações e, mesmo com o número “baixo” de renda – $ 27 milhões -, pode ser considerado um sucesso. Ele ainda não chegou em outros territórios, vale destacar.

Moonlight, um dos principais candidatos a levar a estatueta, aparece em último. Distribuído pela A24, conhecida por suas produções indies, ele somente teve uma expansão considerável nos cinemas americanos na última semana, acumulando cerca de $ 17 milhões desde 21 de outubro. O lançamento fora dos EUA ainda não aconteceu direito também. Além disso, levando em consideração o fato do drama não ter elenco e diretor muito famosos, podemos dizer que o resultado é bom para um orçamento de apenas $ 5 milhões.

E aí, qual deles vai ficar em primeiro ligar este ano? E qual deles vai levar a estatueta?

A Chegada

Orçamento: $ 47 milhões

Bilheteria mundial: $ 175,8 milhões

Fences

Orçamento: $ 24 milhões

Bilheteria mundial: $ 50,8 milhões (apenas nos EUA até o momento)

Até o Último Homem

Orçamento: $ 40 milhões

Bilheteria mundial: $ 163,6 milhões

 

A Qualquer Custo

Orçamento: $ 12 milhões

Bilheteria mundial: $ 27 milhões (apenas nos EUA até o momento)

Estrelas Além do Tempo

Orçamento: $ 25 milhões

Bilheteria mundial: $ 106,5 milhões

La La Land

Orçamento: $ 30 milhões

Bilheteria mundial: $ 225,5 milhões

Lion

Orçamento: $12 milhões

Bilheteria mundial: $ 33,8 milhões

Manchester à Beira-Mar

Orçamento: $ 8,5 milhões

Bilheteria mundial: $ 42,5 milhões

Moonlight

Orçamento: $ 5 milhões

Bilheteria mundial: $ 17,7 milhões (apenas nos EUA até o momento)

 

Fontes: Box Office Mojo

Daniela Pacheco

Fascinada por cinema desde pequena. Ídolos? River Phoenix, Audrey Hepburn, Wagner Moura e Marion Cotillard.