Bom dia pessoal, esta é a primeira postagem da nova coluna do Cinema de Buteco, o Curta libre. Você que gosta de misturar coca-cola com rum já entendeu o trocadilho do nome. Caso não tenha entendido clique aqui. A ideia é toda terça publicar um curta e comentá-lo aqui no buteco.
Bem vamos lá, pra começar em grande estilo e para ter certeza que somente os fortes sobreviverão, o curta de hoje é Buito buito triste benino…
Trata-se de La maison en petits cubes (dica da Raquel Furtado via Facebook) um curta de animação japonesa do ano de 2008 dirigido por Kunio Katō, conta a história de um senhor que vive em uma casinha no meio do mar, sua vida é bem pacata, até o dia que o nível da água começa a subir e junto com ela as recordações. Ao contrário do que vários de vocês pensaram, não existem monstros, super poderes ou nada de sobrenatural na animação.
Confira o vídeo e deixe pra outros comentários depois.
Pronto, secou as lágrimas? Por que você chorou? Ah não quer contar? Então desculpa.
Além da maravilhosa composição e estilo do desenho, a trilha sonora completamente condizente torna a animação algo não “oriental” mas completamente mundial.
Sem contar as inúmeras analogias que podem ser feitas, por exemplo o isolamento de idosos, famílias que não deram certo, o mergulhar em lembranças…
Enfim absolutamente lindo.
Gostou? comente, compartilhe, sugira novos curtas.
Até terça que vem pessoal.
Até terça que vem pessoal.


