os filmes que definem 2025

Os 30 Filmes Que Definiram 2025 (Do Oscar ao Box Office)

2025 será lembrado como o ano em que Hollywood entregou o máximo em todas as frentes: o ápice do blockbuster de super-heróis, dramas de autores que varreram as premiações e sucessos internacionais que provaram a força do cinema global. Esta é a retrospectiva completa dos 30 filmes que criaram o maior buzz, dominaram as buscas e definiram o cenário cultural do ano.


I. O Domínio de Hollywood e os Fenômenos Culturais

Estes são os tentpoles e hits culturais que definiram as bilheterias e as manchetes.

Rank Título (Original) Gênero O Grande Fator de Hype
1. Uma Batalha Após a Outra Policial/Comédia O Vencedor Absoluto: Dominou os prêmios da crítica (LAFCA, NYFCC) e o circuito de Comédia/Musical, com Leonardo DiCaprio.
2. Pecadores (Sinners) Terror/Drama O épico de vampiros de Ryan Coogler e Michael B. Jordan. Foi o filme de terror mais buscado do ano (#2 global no Google) e força nas premiações.
3. KPop Demon Hunters Animação/Ação O Fenômeno Pop: Filme mais buscado do ano nos EUA no Google (#1), forçando a Netflix a liberar seu lançamento em salas.
4. Superman Ação/Super-Herói O evento de Julho e o reinício oficial do DCU de James Gunn. O blockbuster mais importante da DC em 2025.
5. Jurassic World: Recomeço (Jurassic World Rebirth) Ação/Sci-Fi O reboot da franquia de dinossauros. Scarlett Johansson e o diretor Gareth Edwards reviveram a saga.
6. Avatar: Fogo e Cinzas (Avatar: Fire and Ash) Ação/Ficção Científica A continuação de James Cameron e o maior evento de bilheteria de Dezembro/2025.
7. Presença (Presence) Terror O novo thriller de horror de Steven Soderbergh. Um projeto de terror de prestígio e alta tensão, com um elenco de estrelas.
8. Quarteto Fantástico: Primeiros Passos (Fantastic Four – First Steps) Ação/Super-Herói O reboot da Marvel com Pedro Pascal (Reed Richards) e Vanessa Kirby (Sue Storm). O hype foi gigante em torno da escalação do elenco.
9. Mickey 17 Ficção Científica O retorno do mestre Bong Joon-ho (Parasita) ao cinema global. O drama de ficção científica sobre um clone descartável, estrelado por Robert Pattinson.
10. Final Destination: Bloodlines Terror/Gore O retorno da franquia Premonição (ou Destino Final), que provou que o gore e a criatividade da Morte ainda são hits garantidos de bilheteria.

review uma batalha após a outra


II. O Prestígio Global e os Dramas Essenciais

Filmes que dominaram Cannes, o circuito de festivais, drama político e cinebiografias irresistíveis.

Rank Título (Original) Gênero O Grande Fator de Hype
11. Emilia Pérez Musical/Drama O vencedor de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Cannes. O drama musical de Jacques Audiard que conquistou o circuito.
12. O Agente Secreto Thriller O grande filme brasileiro de 2025. Vencedor de Melhor Filme Estrangeiro na LAFCA e no NYFCC, com Wagner Moura no papel principal.
13. Casa de Dinamite (A House of Dynamite) Suspense Político O Retorno de Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror) e o thriller de alto risco sobre míssil nuclear, com Idris Elba como Presidente (Netflix).
14. Homem com H Cinebiografia  A aguardada cinebiografia do cantor e compositor Ney Matogrosso. Estrelada por Jesuíta Barbosa, o filme celebra o ícone da música e da ousadia brasileira.
15. Frankenstein Ficção Científica/Horror A aguardada versão do monstro de Mary Shelley, dirigida por Guillermo Del Toro e estrelada por Oscar Isaac.
16. Conclave Suspense O thriller de conspiração ambientado no Vaticano, com um elenco de prestígio (Ralph Fiennes, Stanley Tucci).
17. Tempo de Guerra (Warfare) Guerra O drama militar visceral, filmado em tempo real, de Alex Garland e Ray Mendoza. O filme que a crítica aclamou pela autenticidade e tensão.

REVIEW EMILIA PEREZ


III. Os Filmes de Autor, Thriller e o Buzz de Nicho

Filmes que usaram o poder das estrelas e a força do gênero para gerar conversa.

Rank Título (Original) Gênero O Grande Fator de Hype
18. A Hora do Mal (The Woman in the Yard) Thriller/Horror O filme que foi o #1 nas buscas por “final explicado” no Google. Um thriller que frustrou e viciou o público com seu mistério.
19. Flow Animação/Arthouse O Aclamado de Cannes: A animação sem diálogos do diretor Gints Zilbalodis. Um sucesso internacional aclamado pela crítica por sua técnica e narrativa.
20. O Esquema Fenício (The Phoenician Scheme) Thriller O thriller de espionagem de Wes Anderson, com Scarlett Johansson e Benicio Del Toro, que injetou seu estilo visual único no gênero.
21. O Brutalista (The Brutalist) Drama O drama arthouse de Brady Corbet sobre ambição pós-Segunda Guerra, com Adrien Brody e Felicity Jones.
22. Coração de Lutador – The Smashing Machine Biografia Dwayne Johnson em seu projeto mais sério e dramático, dirigido por Benny Safdie.
23. Um Completo Desconhecido (A Complete Unknown) Biografia/Musical Timothée Chalamet como o jovem Bob Dylan. A expectativa de ver Chalamet cantando e interpretando o ícone folk.
24. Aqui (Here) Drama O drama de ficção científica de Robert Zemeckis e a reunião da dupla de Forrest Gump, Tom Hanks e Robin Wright.
25. Extermínio 3 (28 Years Later) Terror/Zumbi O Retorno Épico: Danny Boyle, Cillian Murphy e o encerramento da trilogia. O evento de horror mais aguardado e comentado do ano.
26. Código Preto (Black Bag) Suspense O thriller de espionagem de Steven Soderbergh com Cate Blanchett e Michael Fassbender.
27. Lobisomem (Wolf Man) Terror O reboot de horror do monstro clássico, dirigido por Leigh Whannell (O Homem Invisível).
28. Setembro 5 (September 5) Drama O drama tenso sobre os bastidores da crise dos reféns de Munique (1972).
29. Anora Comédia A comédia de Sean Baker (Projeto Flórida) que conquistou os festivais e o público com seu humor ácido e elenco indie.
30. A Longa Marcha (The Long Walk) Ficção Científica/Drama O Hype de King: A adaptação da obra de Stephen King, com a premissa distópica e chocante que dominou as conversas entre os fãs de sci-fi.

review a hora do mal