SERRA DAS ALMAS MELHORES FILMES DE 2025

Top 5: Melhores Filmes de 2025 (até agora)

Vamos falar de cinema hoje. Mas não é qualquer assunto. É indicar os cinco melhores filmes de 2025 até agora. Enquanto muitos veículos apostam no senso comum para produzir suas listas (difícil até conseguir identificar qual lista veio de qual site de tão idênticas), o Cinema de Buteco sempre preferiu ser ousado com listas que cumprem o seu papel — talvez seja o motivo do site nunca ter decolado.

Mas o que quer dizer “listas que cumprem o seu papel”?

Todo mundo sabe que ou vai amar ou odiar uma lista. Sempre vai faltar uma indicação ou outra. E machuca quando “esquecem” dos nossos queridinhos. Uma boa lista é aquela que serve mais como um guia de indicações do que afago no (suposto) bom gosto do leitor. Como escrevi acima: já existem sites demais dando o reforço positivo desejado.

Minhas listas precisam desafiar o leitor e incluir indicações fora da caixinha. Não assisto mais de 400 filmes por ano para te entregar uma lista de melhores filmes de 2025 apenas com blockbusters. Deixa isso para os veículos que ganham grana por isso.

A Karen está cuidando de uma lista mais completa com a participação dos outros escritores e amigos do Cinema de Buteco, por isso recomendo voltar aqui depois para ver a lista completa. Enquanto isso, veja agora as recomendações que preparei para você.

Os 5 melhores filmes de 2025 até agora

MELHORES FILMES DE 2025

Bônus: Babygirl (o Tadalafila cinematográfico de 2025)

“Romy (Nicole Kidman) descobre que amor e sexo podem não andar necessariamente de mãos dadas, além de diferentes formas de amar e de ter prazer. Mas, acima de tudo, ela passa a entender o significado do desejo e o seu poder.”

Babygirl dá um tesão danado. Vi no cinema e fiquei pensando como era íntimo (e excitante) dividir esse momento com vários desconhecidos. Se alguém falasse “bora”, acho que o cinema teria virado uma orgia. Putaria à parte, o que torna o longa estrelado por Kidman diferenciado é a experiência sensorial. Não é fácil fazer rir, chorar ou ter medo. Certamente, é mais difícil ainda excitar alguém com um filme. Babygirl faz isso com maestria (e de quebra, com o melhor uso de George Michael no cinema).

Disponível no Amazon Prime.

SERRA DAS ALMAS MELHORES FILMES DE 2025
Serra das Almas (Para todos que amam uma boa reviravolta)

“Um refúgio bucólico se transforma em campo de tensão brutal quando criminosos em fuga invadem uma casa de campo isolada. Lá dentro, passado e presente colidem num thriller que mistura caos urbano, trauma rural e violência que ferve sob a superfície.”

É a primeira vez desde que o Cinema de Buteco existe (2008) que coloco duas produções nacionais entre os melhores filmes do semestre. Parte disso é pela dificuldade de conseguir encontrar sessões nos cinemas em horários decentes ou mesmo disponibilidade no streaming (os alternativos, inclusos). Serra das Almas me pegou de surpresa com sua narrativa cada vez mais sufocante e um plot twist delicioso para quem gosta de terror e suspense.

Disponível na Netflix.

warfare - melhores filmes de 2025

Tempo de Guerra (Alex Garland fala dos ataques do exército dos EUA ao Iraque)

“Durante uma missão real no Iraque em 2006, um pelotão de Navy SEALs enfrenta o caos absoluto em meio a combates sufocantes e decisões sem retorno.”

Filmes de guerra geralmente precisam envolver sequências de ação para serem reconhecidos. Produções mais contidas, em que tensão é mais importante que explosões, não recebem o mesmo carinho e atenção do público — ao contrário da crítica, que geralmente ama esses filmes. Em Tempo de Guerra a evolução da tensão começa de forma gradual até enfiarem o pé na jaca. O resultado é um dos melhores longas de 2025.

Disponível no Amazon Prime.

HOMEM COM H REVIEW
Homem com H (Também conhecido como a melhor cinebiografia musical brasileira)

“O enredo parte da infância de Ney em Bela Vista, Matogrosso, na presença de um pai militar, rígido e, por vezes, violento, e de sua carinhosa e delicada mãe. A partir daí, Ney passa um breve período de sua juventude na Aeronáutica e inicia sua verdadeira vocação na vida artística, sua voz e presença de palco singulares.”

Puxei uma enquete no Instagram do Buteco para saber se mais alguém concordava comigo. A maioria indicou Homem com H como a melhor cinebiografia musical brasileira. Não é exagero. Mesmo com exemplos recentes tão maravilhosos como Mussum e Nosso Sonho, e clássicos modernos como Cazuza e Tim Maia, tem algo diferente na história do Ney Matogrosso e a equipe de produção acertou o tom. Seja fã ou não, é improvável não apreciar a jornada dessa lenda viva da música brasileira.

Disponível na Netflix.

acompanhante-perfeita2

Acompanhante Perfeita (Terror, comédia e romance misturados com tecnologia)

“Nada como um fim de semana romântico para esquecer os problemas… até que seu companheiro robótico começa a agir como um stalker enlouquecido.”

Produção leve e divertida, daquelas que ninguém cria grandes expectativas e se surpreende com uma narrativa cheia de piadas e críticas sociais para abalar a ideia de “amor perfeito”.

Disponível no MAX.

“Reformatório Nickel (Sério que você não assistiu ainda?)

“Na década de 1960, Elwood é um jovem negro idealista que, após uma injusta prisão, é enviado à brutal Nickel Academy, onde descobre o terror institucional disfarçado de correção.Lá, ele encontra Turner, um companheiro de dor e resistência, e juntos enfrentam a violência silenciosa do racismo sistêmico.”

Entre os candidatos ao Oscar 2025, Reformatório Nickel foi o único que desbancou Ainda Estou Aqui na minha lista de favoritos. Não é uma narrativa convencional e fácil para todos os públicos, porém, para aqueles que compram a ideia e se permitem uma experiência imersiva, é uma história que nos emociona e revolta. Filmão.

Disponível no Amazon Prime.