Segurem suas metralhadoras e vistam seus ternos de grife! Um dos filmes de crime mais lendários da história do cinema, Heat (1995), está prestes a ganhar uma sequência (e prequel!) que promete ser um evento cinematográfico do tamanho do ego de seus protagonistas.
E a fofoca de Hollywood é tão épica quanto o tiroteio na rua: o ganhador do Oscar Christian Bale está de olho em um papel de liderança em Heat 2, possivelmente se reunindo com o diretor Michael Mann (com quem fez o excelente Inimigos Públicos). A cereja no bolo? O também ganhador do Oscar Leonardo DiCaprio ainda está no páreo para completar a dupla principal.
Se a vida imita a arte, Heat 2 já começou com seu próprio drama financeiro: o projeto, que Mann coescreveu e dirigirá, precisou ser transferido da Warner Bros. para a Amazon MGM Studios/United Artists depois que os custos escalonados (e a folha de pagamento de A-listers) se tornaram um problema para o estúdio original. A briga por dinheiro está no DNA da franquia.
Prequel e Sequência: Quem Vai Ser Quem?
O que torna a expectativa em torno de Heat 2 ainda mais intrigante é o formato ambicioso que Michael Mann escolheu. O filme não será apenas uma sequência direta, mas uma jornada no tempo:
-
Prequel: Explorando os anos anteriores ao filme de 1995, mostrando a juventude e a ascensão do criminoso Neil McCauley (originalmente Robert De Niro) e a origem do detetive Vincent Hanna (originalmente Al Pacino) em Chicago.
-
Sequência: Retomando a narrativa após o confronto fatal no aeroporto de Los Angeles.
O mistério no ar (e a fofoca que vale ouro) é: quem Bale e DiCaprio vão interpretar?
-
Jovens Lendários: A especulação mais quente é que eles poderiam assumir as versões mais jovens de McCauley e Hanna, papéis que exigem uma intensidade que poucos atores da atualidade possuem. (DiCaprio já está no topo dos boatos há anos.)
-
Novos Players: Ou eles poderiam interpretar personagens novos, cruciais para a trama que se desenrola fora de Los Angeles, em locais como o Sudeste Asiático e Chicago (onde Hanna trabalhou antes de L.A.).
Você pode adquirir um exemplar do livro clicando aqui.

Reunião de Colds e Cons
A escalação de Bale faz todo o sentido, já que ele já provou que entende o tom gélido e obsessivo de Mann. Em Inimigos Públicos (2009), Bale interpretou o agente federal Melvin Purvis, o caçador de gângsteres que foi encarregado de deter a onda de roubos do infame John Dillinger. Bale tem o pedigree e a seriedade para encarar a obsessão de um policial de Mann.
DiCaprio, por sua vez, é um mestre em interpretar homens intensos e perturbados sob pressão (vide o seu papel no vindouro One Battle After Another). Juntar Bale e DiCaprio em um cenário de crime de alto risco, sob a direção meticulosa de Mann, é a fórmula perfeita para mais três horas de silêncio tenso e ação explosiva.
Vale lembrar que outros nomes como Adam Driver (Ferrari) e Austin Butler (Caught Stealing) já foram mencionados nos boatos iniciais. Dada a complexidade das múltiplas linhas do tempo, é totalmente possível que Mann esteja buscando um elenco gigantesco para cobrir todas as fases da história.
Com a filmagem prevista para começar no próximo ano, a expectativa é de que Heat 2 chegue aos cinemas (ou, no caso da Amazon, à sua tela) em 2027.
Até lá, só nos resta esperar para ver quem vai ganhar o jackpot de atuar ao lado de Michael Mann neste que é, sem dúvida, o projeto de crime mais esperado do milênio. O confronto de De Niro e Pacino foi lendário. Agora, a nova geração de gigantes está pronta para duelar.

