O mundo parou em 2020 e o modo como as relações se desenvolvem, também. A pandemia de Covid 19, o isolamento social e a rivalidade política fizeram com que as pessoas repensassem amizades, relacionamentos e, principalmente, refletissem como levar a vida.
Neste contexto, as amigas Fernanda Pessoa, brasileira, e Chica Barbosa, mexicana que vive em Los Angeles, começaram a estabelecer um diálogo sobre a situação do mundo naquele momento, sobre os países onde moravam, percebendo as semelhanças dos governos negligentes com a situação da saúde pública, entre outras coisas. O documentário experimental Vai e Vem nasce dessa discussão, dessa vontade de documentar e compreender o mundo em que viviam naquela época. O filme chega aos cinemas brasileiros em 16/11, com distribuição da Boulevard Filmes e codistribuição da Vitrine Filmes.
A base para o experimento surge da leitura de “Women’s Experimental Cinema”, organizado pela professora americana R. Blaetz. São 16 artigos, cada um sobre o trabalho de uma cineasta mulher do experimental. A proposta era chegar ao fim do livro, nos comunicando estritamente por meio de vídeo-cartas, cada uma inspirada por uma dessas cineastas e seguindo a ordem do livro. Elas tinham de 2 a 3 semanas para fazer cada carta, que deveria ter entre 3 e 6 minutos.
Enquanto seguiam com o experimento, elas confessam que sentiram falta, no livro, da presença de mulheres negras e latinas, e, por isso, começaram a procurar outros nomes por experiência própria.
O longa foi exibido em diversos festivais no Brasil e em outros países. Foi o longa de abertura do Olhar de Cinema, em Curitiba, e premiado com o Louis Marcus Award for Best Documentary, no IndieCork Film Festival. Foi selecionado em mais de 20 festivais, como Sheffield Doc/Fest, Cinélatino Toulouse, GuadaLAjara Film Festival, RIDM – Rencontres internationales du documentaire de Montréal, DOK Leipzig, San Diego Latino Film Festival, Queer Vai e Vem será lançado no Brasil pela Boulevard Filmes com codistribuição da Vitrine Filmes. A estreia é dia 16 de novembro, mas dia 14, terça-feira, tem pré-estreia com a presença das diretoras no Espaço Itaú do shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569), às 20h30.
Para saber um pouco mais sobre o filme e o seu processo de realização, eu converso com as diretoras nesta segunda-feira, dia 13, no canal do Cinema de Buteco no YouTube, Quem acompanhar ao vivo, poder interagir e aproveitar para fazer perguntas para Fernanda Pessoa, de Histórias que nosso cinema (não) contava, e Chica Barbosa, do curta-metragem La Flaca (The Bony Lady).

