Após as listas de AFI, Cahiers du Cinéma e Sight and Sound, a influente revista americana Film Comment (publicação do Film at Lincoln Center) revelou seu ranking de Melhores Filmes de 2025, confirmando o consenso da crítica autoral: Paul Thomas Anderson é o cineasta do ano.
O filme Uma Batalha Após a Outra (One Battle After Another) de Anderson conquistou o 1º lugar, seguindo o exemplo da Sight and Sound e o 2º lugar da Cahiers.
O Triunfo da Nova Guarda Autoral
O Top 3 da Film Comment reflete o alinhamento da crítica especializada com filmes que tiveram grandes estreias em Cannes e Veneza, valorizando o cinema lento, político e de forte assinatura:
| Rank |
Título (Original) |
Diretor |
Destaque na Lista (Outras) |
| 1. |
UMA BATALHA APÓS A OUTRA (EUA) |
Paul Thomas Anderson |
Vencedor também na Sight and Sound (#2 na Cahiers, Top 10 na AFI). |
| 2. |
THE MASTERMIND (EUA) |
Kelly Reichardt |
O drama da diretora, elogiado pelo ritmo e sutileza (3º na Sight and Sound). |
| 3. |
O AGENTE SECRETO (Brasil) |
Kleber Mendonça Filho |
O sucesso político brasileiro (4º na Cahiers, 5º na Sight and Sound). |
| 4. |
IT WAS JUST AN ACCIDENT (Irã) |
Jafar Panahi |
O vencedor da Palma de Ouro 2025 (recebeu um Special Award da AFI). |
| 6. |
AFTERNOONS OF SOLITUDE (Espanha) |
Albert Serra |
Documentário que liderou o ranking da Cahiers du Cinéma (#1). |
A consagração do filme brasileiro de Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto, pela Film Comment demonstra a força de sua narrativa sobre a ditadura brasileira (1977), com Wagner Moura no papel principal. O filme foi adquirido pela Neon para distribuição nos EUA, a mesma empresa por trás de Parasita e Anora.
A Ousadia do Cânone: Cronenberg e Gênero
A lista também se destaca por incluir filmes que foram ignorados por outras premiações, mas que são favoritos do cinema de autor:
-
David Cronenberg em 9º: O thriller psicosexual The Shrouds (Os Sudários) de David Cronenberg (França/Canadá) foi o único a colocá-lo no Top 10.
-
Jia Zhangke em 5º: O drama chinês Caught by the Tides (Apanhado pelas Marés) entrou em 5º lugar, reforçando a relevância do cinema chinês de autor.
-
Mary Bronstein em 10º: A comédia dramática If I Had Legs I’d Kick You (Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria), de Mary Bronstein, garante o cinema indie americano no Top 10.
O Segundo Ato: Filmes Sem Distribuição nos EUA
A Film Comment também cumpre sua tradição de destacar os filmes de arte que merecem ser vistos, mas que ainda não encontraram um distribuidor nos EUA (Undistributed Films of 2025):
-
1º Lugar (Não Distribuídos): With Hasan in Gaza, de Kamal Aljafari.
-
2º Lugar: Nuestra Tierra (Landmarks), da aclamada diretora Lucrecia Martel.
O consenso da crítica aponta que 2025 foi um ano dominado por cineastas estabelecidos que entregaram obras no auge de suas carreiras.
Qual desses aclamados filmes de autor você espera mais ansiosamente que chegue ao Brasil?
Melhores Filmes de 2025 Film Comment: Revista Coroa Paul Thomas Anderson, Kelly Reichardt e Kleber Mendonça Filho em Seu Top 10
Após as listas de AFI, Cahiers du Cinéma e Sight and Sound, a influente revista americana Film Comment (publicação do Film at Lincoln Center) revelou seu ranking de Melhores Filmes de 2025, confirmando o consenso da crítica autoral: Paul Thomas Anderson é o cineasta do ano.
O filme Uma Batalha Após a Outra (One Battle After Another) de Anderson conquistou o 1º lugar, seguindo o exemplo da Sight and Sound e o 2º lugar da Cahiers.
O Triunfo da Nova Guarda Autoral
O Top 3 da Film Comment reflete o alinhamento da crítica especializada com filmes que tiveram grandes estreias em Cannes e Veneza, valorizando o cinema lento, político e de forte assinatura:
A consagração do filme brasileiro de Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto, pela Film Comment demonstra a força de sua narrativa sobre a ditadura brasileira (1977), com Wagner Moura no papel principal. O filme foi adquirido pela Neon para distribuição nos EUA, a mesma empresa por trás de Parasita e Anora.
A Ousadia do Cânone: Cronenberg e Gênero
A lista também se destaca por incluir filmes que foram ignorados por outras premiações, mas que são favoritos do cinema de autor:
David Cronenberg em 9º: O thriller psicosexual The Shrouds (Os Sudários) de David Cronenberg (França/Canadá) foi o único a colocá-lo no Top 10.
Jia Zhangke em 5º: O drama chinês Caught by the Tides (Apanhado pelas Marés) entrou em 5º lugar, reforçando a relevância do cinema chinês de autor.
Mary Bronstein em 10º: A comédia dramática If I Had Legs I’d Kick You (Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria), de Mary Bronstein, garante o cinema indie americano no Top 10.
O Segundo Ato: Filmes Sem Distribuição nos EUA
A Film Comment também cumpre sua tradição de destacar os filmes de arte que merecem ser vistos, mas que ainda não encontraram um distribuidor nos EUA (Undistributed Films of 2025):
1º Lugar (Não Distribuídos): With Hasan in Gaza, de Kamal Aljafari.
2º Lugar: Nuestra Tierra (Landmarks), da aclamada diretora Lucrecia Martel.
O consenso da crítica aponta que 2025 foi um ano dominado por cineastas estabelecidos que entregaram obras no auge de suas carreiras.
Qual desses aclamados filmes de autor você espera mais ansiosamente que chegue ao Brasil?