Game of Thrones s01e05, “The Wolf and the Lion”, realiza o maior desejo do público naquela altura da série: um confronto entre Nedd Stark e Jaiminho Lannister. Furioso com a notícia de que Catelyn Stark sequestrou o seu irmão, o loiro ataca covardemente os soldados de Nedd, que é obrigado a lutar. Ele teria conseguido a vitória, se não fosse a intervenção de um soldado que desfere um golpe covarde pelas suas costas.
Também tivemos nesse episódio um confronto entre os irmãos Clegane. Após Montanha ser derrotado por Sir Loras e ficar pistola da vida, o Cão entra em ação para impedir uma morte desnecessária. Os dois irmãos duelam ferozmente e são interrompidos apenas com a ordem do rei. Quer dizer, Montanha não me pareceu respeitar muito o que Robert pediu, mas…
Outro confronto curioso envolve Varys e Mindinho, que trocam farpas pouco antes de se reunirem com o restante dos conselheiros do Rei. Gosto especialmente desse confronto verbal, pois são dois personagens extremamente manipuladores e misteriosos. Até hoje não dá para saber exatamente se podemos ou não confiar em suas intenções, especialmente pensando no Mindinho.
Varys, no entanto, dá pistas que está do lado do bem. Primeiro ele convoca uma reunião secreta com Nedd e oferece informações importantes, como o fato do Rei correr perigo. Depois aparece andando com aquele estrangeiro amigo de Viserys e Daenerys. Ou seja, desde a primeira temporada, o eunuco careca já deixava suas intenções “claras”.
Tyrion e Catelyn Stark passam por uma situação perigosa depois de serem atacados no meio do caminho até o Vale. Lá conhecemos Lysa, a irmã doidona de Catelyn, que deixa o filho crescido mamar no peito dela. A visão perturbadora deixa Tyrion e Cat igualmente chocados.
Para encerrar, o episódio mostra um momento raro de intimidade entre Cersei e Robert. Ela pergunta sobre Lyanna, a eterna paixão do Rei, e acaba mostrando o quanto o fantasma da irmã de Nedd a incomoda. Talvez seja por isso que ela odeia tanto a família Stark, já que sofreu uma derrota no amor. Game of Thrones mostra que é bem mais que violência quando decide destacar momentos íntimos, como esse. Poucas vezes na TV tivemos uma conversa tão honesta sobre casamento e o ódio que pode manter duas pessoas unidas por tantos anos.

