melhores filmes de ação dos anos 2010 - the raid - best action movies 2010s

30 Melhores Filmes de Ação dos Anos 2010

Dentro de cada pessoa apaixonada por Cinema também existe um espírito indomável a fim de ver o pau torando. Continuando nosso especial de aquecimento para o final do ano, selecionamos os 30 melhores filmes de ação dos anos 2010. Só tem pedrada imperdível para os amantes do gênero. Dúvida?

Pé na Porta e Soco na Cara: Conheça os Melhores Filmes de Ação dos Anos 2010 (2010 a 2019)

Atenção: Textos retirados do acervo do Cinema de Buteco.

JOHN WICK 3 PARABELLUM - FILMES DE AÇÃO 2019

#30) John Wick 3 : Parabellum (John Wick: Chapter 3 – Parabellum, Chad Stahelski, 2019)

Continuação direta do segundo filme, desta vez John Wick precisa dar um jeito de escapar da morte após matar um membro do sindicato dos assassinos profissionais.

operação fronteira - melhores filmes de 2019

#29) Operação Fronteira (Triple Frontier, J.C. Chandor, 2019)

Um grupo de ex-soldados de operações especiais se reúne para uma última missão. O alvo? O chefe de um dos maiores cartéis de drogas da América do Sul. O propósito? Ficarem ricos.

#28) Polícia em Poder da Máfia (Triple 9, John Hillcoat, 2015)

Dirigido pelo eficiente John Hillcoat, Polícia em Poder da Máfia apresenta uma gangue de criminosos e policiais corruptos planejando a morte de um agente da lei, enquanto cometem um assalto gigantesco do outro lado da cidade.

melhores filmes de ação de 2019 - el camino

#27) El Camino (El Camino: A Breaking Bad Movie, Vince Gilligan, 2019)

Depois de tudo que passou na companhia de Walter White (Bryan Cranston) e de ter vivido meses aprisionado em uma jaula, Jesse Pinkman revisita momentos do seu passado enquanto tenta conseguir um dinheiro para fugir para sempre.

dragged across concrete melhores filmes de ação de 2019

#26) Na Sombra da Lei (Dragged Across Concrete, S. Craig Zahler, 2018)

Dois policiais corruptos são suspensos e decidem se vingar fazendo uma investigação paralela para roubar um grupo de ladrões profissionais e conseguir a compensação financeira que acham que merecem.

#25) Hyena (Gerard Johnson, 2014)

Hyena apresenta a história de um policial corrupto e viciado em drogas que se mete em sérios apuros e precisa encontrar uma maneira de evitar que outras pessoas paguem pela sua completa falta de escrúpulos.

#24) Atômica (Atomic Blonde, David Leitch, 2017)

Charlize Theron estrela a trama de espionagem cheia de socos, pontapés e tiros. A loira interpreta uma agente da inteligência britânica que é enviada para a Alemanha na véspera da queda do Muro de Berlim, no final dos anos 1980, com a missão de recuperar uma lista de nomes de agentes secretos.

#23) Círculo de Fogo (Pacific Rim, Guillermo del Toro, 2013)

A melhor definição de Pacific Rim veio das redes sociais: “cacete de robôs gigantes contra monstros gigantescos do caralh*”. O longa é um verdadeiro deleite para quem cresceu assistindo séries orientais, mas funciona até mesmo para quem só tá a fim de assistir a um bom filme de ação.

melhores filmes de ação de 2010 a 2019 - revenge

#22) Vingança (Revenge, Coralie Fargeat, 2017)

Durante um encontro de jovens CEOS, a amante de um deles desperta interesse nos outros dois e vira vítima de uma situação de abuso extremo. Para sobreviver, ela precisa tomar decisões sangrentas.

#21) Enfurecidos (Enragés, Éric Hannezo, 2015)

Quatro homens sequestram uma mulher após um assalto e depois tomam um carro com um homem e sua filha. Com os três reféns para cuidar, os ladrões partem numa viagem sangrenta para fugir da polícia.

#20) John Wick 2: Um Novo Dia Para Matar (John Wick: Chapter 2, Chad Stahelski, 2017)

O retorno de John Wick significou muito mais que uma matança desenfreada para pagar uma dívida: o nosso herói descobre que existe uma recompensa pela sua cabeça. Mas ele não vai se entregar facilmente…

 

melhores filmes de ação de 2019 - triple threat#19) Tripla Ameaça (Triple Threat, Jesse V. Johnson, 2019)

Quando a filha de um milionário pretende derrubar uma organização criminosa, um grupo de mercenários é contratado para impedir que matadores profissionais acabem com a vida da dedo-duro do bem.

velozes e furiosos 5

#18) Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (Fast 5, Justin Lin, 2011)

A partir do momento em que Vin Diesel percebeu o potencial para expandir sua franquia e decidiu ser ousado, a qualidade foi ficando cada vez mais questionável. Em Velozes 5, porém, a galhofa não tinha tomado conta do roteiro e o resultado é um divertido filme de ação — o último Velozes e Furiosos bom, inclusive..

a vilã - melhores filmes de ação dos anos 2010

#17) A Vilã (Aknyeo, Byung-gil Jung, 2017)

Extremamente violento, do jeitinho que a gente gosta, A Vilã apresenta uma história sangrenta de vingança com sequências de ação memoráveis, como seus minutos iniciais.

Confronto no Pavilhão 99 poster - melhores filmes de ação dos anos 2010

#16) Confronto no Pavilhão 99 (Brawl in Cell Block 99, S. Craig Zahler, 2017) 

Confronto no Pavilhão 99 apresenta um ex-boxeador que acaba se envolvendo no mundo do crime e é preso depois de uma ação que deu errado. Encarcerado, ele precisa aprender a lidar com suas escolhas e o perigo de ser assassinado por pessoas em busca de vingança.

#15) 007 – Operação Skyfall (Skyfall, Sam Mendes, 2013)

Operação Skyfall traz questões relativas à própria condição de existência de Bond, numa era dominada por computadores e hackers capazes de causar mais estrago que qualquer tiro ou pirueta feita por um agente secreto.

melhores filmes de ação de 2018 - a noite nos persegue

#14) A Noite nos Persegue (The Night Come For Us, Timo Tjahjanto, 2018)

Um criminoso chamado Ito decide se voltar contra sua organização criminosa depois de perceber o quanto eles são violentos e impiedosos. O preço da traição é que tudo e todos ao seu redor começam a ser destruídos.

#13) Missão: Impossível – Efeito Fallout (Mission: Impossible – Fallout, Christopher McQuarrie, 2018)

Desta vez, Ethan Hunt (Tom Cruise) e sua equipe do IMF precisam lutar contra o tempo depois que uma missão dá muito errado e a humanidade começa a correr sérios riscos de ser extinta. Outra forma de resumir essa sinopse é dizer que Hunt está mais uma vez disposto a realizar verdadeiras peripécias para cumprir suas missões surreais.

 

#12) Planeta dos Macacos: O Confronto (Dawn of the Planet of the Apes, Matt Reeves, 2014)

Acima de tudo, esta reinvenção da franquia Planeta dos Macacos – ou no caso, sua continuação – é uma alegoria, uma releitura histórica. Mas sua realização torna-a, também, um longa de ação de primeira qualidade. As sequências de ação do longa trabalham ferozmente através das empolgantes decisões do diretor Matt Reeves e de Michael Seresin, responsável pela direção de fotografia.

#11) Logan (James Mangold, 2017)

Logan se passa num futuro muito distante da realidade apresentada na conclusão de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido. Os mutantes estão praticamente extintos, restando apenas Wolverine e Charles Xavier, que vivem isolados e esperando para poderem descansar em paz. Mas uma inesperada visita, coloca os dois em uma última aventura juntos para salvar a vida de uma jovem mutante.

melhores filmes de ação dos anos 2010 - o estrangeiro

#10) O Estrangeiro (The Foreigner, Martin Campbell, 2017)

O Estrangeiro apresenta a trama de um homem que busca vingança depois que a filha é assassinada durante um ato terrorista. Para descobrir a identidade dos responsáveis pelo atentado, o protagonista vivido por Jackie Chan não vai medir esforços, mesmo que isso signifique desafiar as autoridades.

poster baby driver

#9) Em Ritmo de Fuga (Baby Driver, Edgar Wright, 2017)

Ansel Elgort interpreta Baby, um jovem piloto de fuga movido à música que despreza violência, mas que precisa se submeter a algumas ações ilícitas devido aos seus dramas pessoais.

#8) A Origem (Inception, Christopher Nolan, 2010)

Quando um filme continua vivo em nossas mentes após acabar, é um claro sinal de que é especial. Além de nos fazer discutir por horas numa mesa de bar, A Origem possui diversos outros méritos. Palmas para Christopher Nolan e a trilha sonora marcante de Hans Zimmer.

melhores filmes de ação de 2010 - the raid 2

#7) Operação Invasão 2 (The Raid 2, Gareth Evans, 2014)

Pouco tempo após o primeiro ataque, Rama se infiltra no meio dos bandidos de Jacarta e planeja destruir o sindicato e descobrir a corrupção dentro da sua força policial.

 

poster sicario destaque

#6) Sicario – Terra de Ninguém (Sicario, Denis Villeneuve, 2015)

Sicario é um drama policial muito bem desenvolvido e que sabe dosar bem seus momentos de grande tensão. Existem sequências capazes de deixar o espectador sem fôlego e com os olhos vidrados para não perder nenhum detalhe. Villeneuve consegue recriar as ações dos militares sem esforço ou ambição de produzir as melhores cenas de ação da temporada. No entanto, mesmo sem tornar esse o foco principal de sua obra, é exatamente o que ele oferece ao seu público. São cenas violentas e tensas, mas que são apenas detalhes de fundo para uma narrativa muito mais desenvolvida e que não precisa usar explosões e miolos como muleta.

Poster 71

#5) 71´ Esquecido em Belfast (71, Yann Demanche, 2014)

Sabe aquele tipo de filme que você não dá absolutamente nada e descobre que se trata de uma verdadeira pérola cinematográfica obrigatória para qualquer cinéfilo que se preze? Foi essa a impressão que tive depois de assistir 71′ – Esquecido em Belfast.

O longa-metragem dirigido por Yann Demanche conta a história de um jovem e inexperiente soldado britânico que é enviado para Belfast no meio de uma verdadeira guerra dos católicos contra o domínio britânico. Ele é deixado sozinho no meio desse conflito e precisa encontrar maneiras de sobreviver em um território hostil em que não pode confiar em ninguém.

poster de volta ao jogo

#4) John Wick: De Volta ao Jogo (John Wick, Chad Stahelski e David Leitch, 2014)

Nunca maltrate o cachorro de uma pessoa. Você não sabe o que ela pode ser capaz de fazer para se vingar. O primeiro filme da franquia John Wick chegou com uma proposta leve e divertida, mesmo com todos os seus excessos e violência. Funcionou muito bem, principalmente para Keanu Reeves e os fãs de bons filmes de ação, claro.

#3) Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (José Padilha, 2010) 

Ainda que a continuação tenha menos ação, não dá para negar que Tropa de Elite 2 consegue ser muito mais eletrizante ao denunciar esquemas de corrupção no Rio de Janeiro. Na medida em que o tempo passa, a obra de José Padilha se mostra mais e mais relevante.

#2) Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road, George Miller, 2015) 

Estrada da Fúria combina momentos de calmaria para desenvolver os dramas internos de seus personagens com sequências de ação que devem ter deixado Michael Bay envergonhado por todas as vezes que tentou “homenagear” (para não dizer copiar) o estilo de George Miller, que já está na casa dos 70 anos de idade.

Mad Max: Estrada da Fúria é possivelmente o filme de ação norte-americano mais bem dirigido dos últimos 20 anos. O que diferencia essa obra é a genialidade, coragem e inventividade de seu diretor. George Miller prova que a idade avançada não o impede de fazer ação capaz de agradar pessoas de todas as idades, e justamente por um grupo idiota com uma polêmica imbecil, todos os gêneros. Certamente, um dos principais longas de ação já feitos na história do cinema.

#1) Operação Invasão (The Raid: Redemption, Gareth Evans, 2011)

A trama acompanha um grupo de policiais realizando uma ação em um prédio dominado por todo tipo de escória. O plano é capturar o manda-chuva do lugar, mas as coisas fogem do controle e apenas um agente consegue sobreviver.

Para todo um mundo de fãs carentes de filmes de ação inteligentes e que não tratam os espectadores como idiotas, Operação Invasão é um verdadeiro presente. A combinação de um bom roteiro com uma direção inventiva, torna o longa um clássico instantâneo para ser relembrado sempre que alguém falar de grandes filmes de ação.

Aproveitei todas as oportunidades que tive para elogiar Operação Invasão e hoje, finalmente, consigo colocar a obra no seu devido lugar: como o melhor filme de ação dos anos 2010. Na verdade, um dos melhores filmes ação dos últimos 20 anos. Talvez de todos os tempos? Vamos deixar o tempo falar…