Guillermo del Toro e seu novo filme ganham força na corrida para o Oscar.
Depois da imprensa estrangeira de Hollywood, chegou a vez da imprensa norte-americana eleger os melhores do ano. Além de liderar as indicações, A Forma da Água foi o maior premiado da noite e ganhou ainda mais força na corrida para o Oscar.
O drama de Guillermo del Toro levou a melhor nas categorias de melhor filme, direção, trilha sonora e design de produção. Dizer sobre a estatueta principal da Academia ainda é cedo, mas que o mexicano está prestes a levar o prêmio de diretor…ah ele está sim! Seu novo filme ainda deve levar pra casa algumas categorias técnicas, como trilha sonora, por exemplo.
Outros nomes que vêm se consolidando na briga são Frances McDormand, Sam Rockwell, Allison Janney e Gary Oldman. Temos que esperar o SAG porque já vimos ganhadores do Globo de Ouro e Critics’ Choice não levarem o Oscar, mas esses quatro nomes estão firmes e fortes na disputa. Neste momento, diria que Oldman e Janney estão com o prêmio nas mãos.
Na disputa pelas indicações, vejo Octavia Spencer e Mary J. Blige brigando por uma vaga de atriz coadjuvante, a não ser que Hong Chau seja esnobada e ambas entrem pra lista final da Academia. Na categoria masculina, vejo apenas três garantidos: Willem Dafoe, Richard Jenkins e Rockwell. As duas vagas restantes ficarão entre Armie Hammer, Michael Stuhlbarg, Christopher Plummer e Woody Harrelson.
Nas atuações principais, as cinco atrizes finalistas estão praticamente definidas: McDormand, Margot Robbie, Meryl Streep, Saoirse Ronan e Sally Hawkins. No caso dos atores, a mesma coisa: Oldman, James Franco, Daniel Kaluuya, Daniel Day-Lewis e Timothée Chalamet. É claro que podemos ter zebras no dia do anúncio dos indicados, mas essas duas lineups são as mais seguras de prever no momento.
No quesito roteiros, vamos aguardar o WGA para ter mais noção da disputa. Porém, parece que Corra! e Três Anúncios para um Crime são os dois mais perto de levar a estatueta de roteiro original. Me Chame pelo seu Nome deve levar a de roteiro adaptado.
Entre os filmes de animação, acho que nem tem mais graça a temporada de premiações porque Viva – A Vida é uma Festa está praticamente ganhando tudo que pode. A probabilidade de perder o Oscar é muito pequena. No caso do melhor filme estrangeiro, Em Pedaços, da Alemanha, parece estar, pelo menos, garantindo sua indicação.
Confira os vencedores do Critics’ Choice Awards 2018 a seguir:
MELHOR FILME
A Forma da Água
MELHOR ATOR
Gary Oldman – O Destino de uma Nação
MELHOR ATRIZ
Frances McDormand – Três Anúncios para um Crime
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Sam Rockwell – Três Anúncios para um Crime
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Allison Janney – Eu, Tonya
MELHOR JOVEM ATOR/ATRIZ
Brooklynn Prince – O Projeto Flórida
MELHOR ELENCO
Três Anúncios para um Crime
MELHOR DIREÇÃO
Guillermo del Toro – A Forma da Água
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Jordan Peele – Corra!
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
James Ivory – Me Chame pelo seu Nome
MELHOR FOTOGRAFIA
Roger Deakins – Blade Runner 2049
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Paul Denham Austerberry, Shane Vieau, Jeff Melvin – A Forma da Água
MELHOR MONTAGEM
Paul Machliss, Jonathan Amos – Em Ritmo de Fuga
Lee Smith – Dunkirk
MELHOR FIGURINO
Mark Bridges – Trama Fantasma
MELHOR MAQUIAGEM
O Destino de uma Nação
MELHORES EFEITOS VISUAIS
Planeta dos Macacos – A Guerra
MELHOR ANIMAÇÃO
Viva – A Vida é uma Festa
MELHOR FILME DE AÇÃO
Mulher Maravilha
MELHOR COMÉDIA
Doentes de Amor
MELHOR ATOR EM UMA COMÉDIA
James Franco – O Artista Desastre
MELHOR ATRIZ EM UMA COMÉDIA
Margot Robbie – Eu, Tonya
MELHOR FICÇÃO OU TERROR
Corra!
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Em Pedaços
MELHOR CANÇÃO
Remember Me – Viva – A Vida é uma Festa
MELHOR TRILHA SONORA
Alexandre Desplat – A Forma da Água

