Destaques Sons de Buteco Soundtracks Stranger Things

Soundtracks #14: As músicas de Stranger Things

A Netflix lançou recentemente a minissérie Stranger Things, cuja premissa acerta em cheio no público que cresceu assistindo ET – O Extraterrestre, Goonies, Conta Comigo, De Volta Para o Futuro, dentre outros clássicos do cinema que marcaram a época – e as nossas infâncias.

A série recebeu um cuidado especial com a trilha sonora com muitas canções famosas na época e, com a ajuda do Lucas Victor, eu preparei uma edição especial da coluna Sons de Buteco com algumas destas faixas. De quebra, ainda preparamos uma playlist super especial no Spotify com músicas que tocam na série e outras que aparecem em produções que inspiraram Stranger Things, além das nossas contribuições com material produzido nos anos 1980.

Apreciem sem moderação!

“Theme Song”

O tema de abertura de Stranger Things é uma faixa instrumental de autoria de Kyle Dixon e Michael Stein. Os cinéfilos de plantão imediatamente farão referência ao trabalho do cineasta John Carpenter em suas obras. Ele sempre gostou de brincar com sintetizadores, coisa que Corrente do Mal fez muito bem no ano passado, assim como The Guest havia feito em 2014, e a abertura de Stranger Things é uma homenagem de muito bom gosto ao legado do mestre do horror que não apenas produziu belos filmes (Halloween e O Enigma do Outro Mundo), como escrevia as músicas da maioria deles.

“Should i Stay or Should i Go”

No episódio 2 ouvimos esse clássico do The Clash numa bela cena em que Jonathan e Will estão no quarto ouvindo música. Como fã de música e irmão mais velho, achei essa cena linda por mostrar como é essa coisa de querer ensinar ou dividir algo bom com quem amamos.

https://www.youtube.com/watch?v=cLQJVKP3YlM

“Raise a Little Hell”

No episódio 2, quando Nancy e Bárbara chegam na festa de Steve, elas são recebidas com essa animada canção do Trooper. Lembra um pouco Queen, não acha?

“Heroes”

Depois de As Vantagens de Ser Invisível, esse clássico de David Bowie se tornou um tipo de hino para amizades. Stranger Things trabalha muito com a amizade e relações de seus protagonistas, então a opção pela música é perfeita. No entanto, a série incluiu uma releitura de Peter Gabriel, e não a original de Bowie.

“White Rabbit”

Essa introdução no baixo é hipnotizante… Céus. A faixa da banda Jefferson Airplane é ouvida no primeiro episódio, logo quando Eleven está nos fundos do restaurante e escapa das garras dos vilões, que matam o pobre coitado do dono do estabelecimento sem a menor pena.

“Elegia”

Por um momento até cheguei a me confundir achando que essa faixa instrumental do New Order fosse o tema da série, mas é apenas o tema musical usado no funeral de Will no episódio 5. De toda forma, se trata de uma escolha de muito bom gosto dos produtores de Stranger Things. A faixa é perfeita para o clima da série.

“When it’s Cold i’d Like to Die”

Infelizmente, essa música do Moby é uma das faixas que estão indisponíveis no Spotify. Ou seja, não está presente na nossa playlist especial que você confere um pouco abaixo. A música é ouvida naquele momento em que Will é encontrado (quase) sem vida e precisa ser reanimado.

Ouça a playlist inteira no Spotify (lembrando que até a faixa “Carol of the Bells” foram incluídas apenas músicas que tocam na série; já as que vem depois são sugestões da redação, como temas de De Volta Para o Futuro, Goonies, Conta Comigo, dentre outras faixas famosas na década de 1980):

Gostou da Playlist? Quer adicionar alguma canção? Deixe a sua sugestão nos comentários e assine o nosso canal no Spotify!

Tullio Dias

Dizem que sou legal, mas eles estão mentindo só para me agradar. Gosto de Molejo, acho Era Uma Vez no Oeste uma obra-prima, prefiro baixo de quatro cordas do que os de cinco, tenho um MBA de MKT Digital e um curso de Publicidade, não tenho filhos, não tenho um coração, mas me derreto por caipirinhas.