Cinema por quem entende mais de mesa de bar

Review: Fargo s02e07 – “Did You Do This? No, You Did It!”

Review Fargo s02e07
CARALHO!

Aconteceu TANTA coisa nesse episódio que não dá nem para saber por onde começar.

“Did You Do This? No, You Did It!” é o auge desta temporada até o momento e provavelmente um dos melhores momentos de Fargo na televisão, incluindo o sensacional piloto da temporada original. Logo na introdução, o telespectador já sente que terá uma história memorável. Milligan está refletindo enquanto acompanhamos um enterro dos Gerhardts e temos cenas de vários assassinatos acontecendo. São tempos de guerra e os dois lados estão sangrando.

- Advertisement -

A primeira cena mostra um engravatado numa reunião com um casal. Do lado de fora da janela, dois caras estão cuidando da limpeza exterior. Não é surpresa quando puxam metralhadoras automáticas e disparam sem piedade. Após o crime, agem como se nada tivesse acontecido. Essa frieza é uma das coisas mais interessantes de Fargo. Não existe enrolação ou firulas. Existe a encenação da vida e ela é cruel.

Milligan (Bokeem Woodbine) e Bear Gerhardt (Angus Sampson) são os dois personagens que se destacam mais no desenvolvimento do episódio sete e possivelmente serão os protagonistas daqui para frente. Milligan já havia se consolidado como uma atração a parte nos primeiros momentos em que entrou em cena na temporada. Inteligente, sereno e irônico, o mafioso se tornou um daqueles clássicos vilões que é impossível não amar. Ao descobrir que seria exterminado pelos seus chefes insatisfeitos, deu um jeito de virar o jogo ao seu favor sem perder a calma. Seu rival, Bear, por outro lado, passou por situações de ser um reles capanga insignificante e conformado até os eventos que levaram a prisão de seu filho. Em “Did You Do This? No, You Did It!”, Bear assume o lugar de seu irmão mais velho e começa a coordenar as ações da família na ausência da mãe Floyd, que aparentemente fez um acordo com a polícia. Pelo menos até os minutos finais do episódio, parecia que Bear tinha tudo sob controle e faria a família agir de uma maneira mais agressiva e discreta. A sequência em que ele leva a sobrinha para um local deserto é arrepiante, mas será que ele teve mesmo coragem de eliminar a traidora?

Somente por todos esses eventos relacionados aos dois personagens acima, “Did You Do This? No, You Did It!” já merecia o título de melhor episódio da temporada. Só que ele consegue ficar ainda melhor e arrepiante com a SURPRESA no encerramento: se por um lado o roteiro parece ter falhado ao não explicar porque a polícia não tentou capturar Ed após a sua fuga no episódio anterior, eles acertaram ao mostrar a virada na trajetória do personagem ao colocá-lo como um cara disposto a tudo para sobreviver. Incluindo negociar a vida de Dodd com Milligan. Loucura, cara. Loucura!

Não ficava ansioso por nenhum episódio dessa segunda temporada de Fargo, mas estou roendo as unhas esperando até semana que vem… E você?

Comentários